Dicas

Comprar apartamento: saiba como escolher certo

Quer comprar apartamento, mas não sabe por onde começar ou o que levar em conta para fazer a escolha ideal? Este artigo é para você!

A escolha do apartamento ideal pode ser a realização de um sonho, ou o começo do pior pesadelo. Isso porque investir em um bem imobiliário é uma decisão que precisa ser muito bem pensada e avaliada. Se o objetivo da compra for transformar esse imóvel no seu lar, nada mais justo do que ele atender a todas expectativas, certo? Mas, você sabe o que precisa considerar para chegar a uma conclusão realmente assertiva?

Pensando nisso, a equipe do Blog Idealiza, reuniu os principais elementos a serem analisados para você encontrar o apartamento certo com tudo que tem direito para ter qualidade de vida dentro e fora de casa.

O que levar em conta na hora de comprar apartamento

Faça uma lista com os itens que não podem faltar no seu apartamento dos sonhos

Como falamos há pouco, comprar apartamento é um investimento de alto valor. O que torna essencial você literalmente saber onde está pisando antes de fechar o contrato. Quando a pessoa não sabe por onde começar a pesquisar, ou o que considerar para tomar a decisão, alguns pontos podem ajudar a nortear a escolha do imóvel ideal

Ter mais dúvidas do que certezas é mais comum do que se imagina. Se este é o seu caso, não se preocupe. Você encontrou o conteúdo que precisava. Confira o checklist que preparamos para tornar o sonho do apartamento com a sua cara, mais próximo! 

1) Localização

Analise se o apartamento está em uma região que pode valorizar futuramente

O lugar em que você vai morar é um dos critérios mais importantes a serem pesados na balança antes de comprar apartamento. Nessa hora, algumas perguntas podem te guiar na melhor direção e evitar dores de cabeça no futuro devido a uma aquisição frustrante. Veja:

📌O imóvel está localizado em um bairro que facilita a locomoção? 

📌O apartamento fica em uma região com capacidade de valorização do imóvel?

2) Orientação solar

Ter ambientes com boa iluminação deve estar entre as prioridades na escolha de um imóvel

A capacidade de conforto que o seu novo apartamento poderá proporcionar está diretamente ligada à posição solar do imóvel. O recomendado é buscar uma orientação solar que não seja excessiva (para não deixar os ambientes quentes demais no verão) e nem escassa (para minimizar as chances do surgimento de mofo em cidades mais úmidas). Esse equilíbrio é alcançado mais facilmente com unidades com faces norte e leste, que acabam sendo também as mais desejadas pelos compradores. 

Na busca pela harmonia da luminosidade do imóvel, conhecer o horário em que os ambientes irão receber o sol também é importante. Por serem os lugares mais usados, os dormitórios e a sala devem contar com luminosidade privilegiada, preferencialmente, contando com o sol da manhã. Foque em priorizar a orientação solar desses aposentos. Esse cuidado pode ser menor no caso do banheiro, da lavanderia e da cozinha, que além de serem cômodos onde se fica menos tempo, também possuem eletrodomésticos que não podem ficar expostos aos raios solares.

O elemento extra a ser avaliado são apartamentos com áreas externas como sacadas e terraços. Nestes casos, vale verificar com atenção qual o grau de incidência solar disponível para esses espaços. Ninguém quer correr o risco de comprar um apartamento com uma varanda linda, mas que nunca pega sol. Ou que não permite aos moradores relaxarem à sombra no calor, não é mesmo?

3) Segurança

Empreendimentos em regiões que contam com monitoramento aumenta a segurança

 Este é um quesito tão básico que, por incrível que pareça, pode passar despercebido na empolgação da procura pelo apartamento dos sonhos. Exatamente por este motivo que não poderíamos deixar de te lembrar da importância desse critério. Neste momento, dois itens devem ser analisados: o grau de segurança oferecido no bairro e o do condomínio em que o apartamento faz parte.

Pense nos momentos em que você chega e sai do prédio, seja de carro ou a pé. Aqui a localização também exerce influência, afinal, você precisa se sentir em segurança para ir e vir, principalmente, porque nem todos os imóveis são construídos dentro de empreendimentos fechados. Falando nisso, saiba que também é possível encontrar boas opções de moradias fora de conjuntos residenciais cercados.

Se o imóvel que atendeu suas expectativas está dentro de um condomínio fechado, ok. Este é o caminho mais fácil. Porém, o que fazer quando o apartamento  reúne tudo o que você queria, mas conta somente com a portaria que dá acesso direto para a rua? O que você precisa compreender nessa hora é que os serviços de vigilância privada também podem ser encontrados atuando na segurança dos bairros. Ou seja, este não é mais um privilégio exclusivo de condomínios. 

Então, verifique se o bairro em questão conta com esse tipo de suporte, pois a presença de vigilância patrimonial contribui para inibir delitos aumentando a sensação de segurança de quem circula pelo local. Agora que você tem essa informação, pode ampliar o raio de busca para comprar apartamento, pois condomínios fechados e prédios residenciais podem ter a mesma atenção em sua lista.

Movimentação de pessoas também contribui para tornar bairros mais protegidos

Assim como o policiamento e serviços de vigilância contribuem para a proteção dos espaços públicos, a circulação de pedestres também cria um sistema de monitoramento compartilhado. Ou seja,  com a ajuda dos olhos da própria vizinhança, atenta aos acontecimentos a seu redor, é possível ampliar o nível de segurança em um bairro. Então, verifique se a infraestrutura do local permite que isso ocorra e seja um benefício extra.

4) Escolher o bairro onde você irá morar também importa

Escolha o apartamento pela qualidade de vida oferecida dentro e fora do imóvel

Quando o assunto é comprar apartamento, obviamente, muitos detalhes sobre o imóvel propriamente dito são relevantes. Entretanto, como vimos antes, o lugar onde o residencial está e o quanto as pessoas se sentem seguras no endereço também são essenciais para garantir a melhor escolha. Logo, uma boa análise deve ser minuciosa e abrangente

O que queremos chamar a atenção agora é para o potencial de qualidade de vida que o bairro pode trazer para a sua vida. Ter um cantinho só seu para chamar de lar é muito bom. Mas comprar apartamento vai além disso: o entorno importa mais do que você pensa! Imagine-se olhando pela janela da sua sala. O que você gostaria de ver? Essa é uma pergunta que pode eliminar a aquisição de um apartamento em uma zona abarrotada de prédios em volta, por exemplo.

Sobre o assunto, temos outro artigo fala mais detalhadamente desse aspecto:

Um bairro criado para oferecer qualidade de vida em Pelotas

Dica extra: abrangência de áreas verdes

Dê preferência a imóveis próximos a praças e parques para diversificar suas opções de lazer

Para uma pessoa que não gosta de aproveitar momentos ao ar livre, as imediações do apartamento podem não fazer tanta diferença. Mas se você, ou alguém da sua família, curte fazer caminhadas, ou corridas, vale inserir entre os pré-requisitos que o bairro tenha áreas verdes. Além de reunirem espaços que permitam a prática esportiva, a possibilidade de um contato maior com a natureza também desponta como um ótimo convite a oportunidades de lazer, sem precisar ir a outra região.

 Ter uma praça por perto para levar as crianças pode ajudar casais com filhos a otimizarem os períodos livres em família. O tempo é o bem mais precioso hoje em dia. Assim, quanto menos vezes for necessário enfrentar o trânsito ou longos deslocamentos, melhor. Para que seja possível perceber com maior nitidez os elementos a serem explorados neste quesito, separamos uma última lista para te ajudar! Confira:

📌Há espaços de uso comum e com áreas verdes nas proximidades, como parques e praças?

📌Quais opções de lazer e de esportes estão disponíveis ao ar livre no bairro?

📌Como está o estado de preservação e o nível de manutenção do mobiliário urbano da área?

📌Qual o grau de sensação de segurança que o bairro oferece?

Esperamos que essas dicas tenham sido úteis e que contribuam para você encontrar o apartamento dos seus sonhos! Já pensou em morar em um parque? Em Pelotas isso é perfeitamente possível desde que a Idealiza construiu o bairro Parque Una, um local inovador que está revolucionando a forma como as pessoas trabalham, vivem e aproveitam momentos de lazer. 
Quer saber mais sobre empreendimentos imobiliários focados em qualidade de vida? Preencha este formulário e teremos o maior prazer em contatar você!

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *